Telefone de contato: (38) 3521-1224

Quem somos

Apae de Itamarandiba

A nossa história

A APAE Itamarandiba – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itamarandiba foi fundada em 18 de setembro de 2003 e já atendeu ao longo de sua existência mais de 200 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como suas famílias, em algum momento de suas vidas.

No início da década de 2000, algumas mães mobilizaram lideranças políticas, profissionais de diversas áreas e a sociedade em geral num movimento organizado de defesa de direitos e prestação de serviços de qualidade às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e às suas famílias.

Essas pessoas eram, até então, esquecidas pelas políticas públicas de interesse social e não eram objeto de atenção por parte de segmentos expressivos da sociedade de Itamarandiba e de Minas Gerais. Para muitos, havia a crença de que, ao nascer, a pessoa com deficiência intelectual e múltipla já tinha o seu destino traçado e muito pouco poderia ser feito, além dos cuidados básicos aos quais qualquer ser humano tem direito e deve receber.

O então vereador José de Sena Neto, outras lideranças políticas e segmentos da sociedade civil, sensibilizados pelas suas experiências e pelo clamor das mães, fundaram, então, a APAE de Itamarandiba.

Em 2004, o então Prefeito Municipal, Dr. Márcio Gomes, efetuou a cessão, em regime de comodato, de um terreno de propriedade da Prefeitura Municipal de Itamarandiba situado na Avenida Tancredo Neves, 320, bairro São João Batista, para que ali pudesse ser construída a APAE. Para a construção da sede a Fundação Acesita e a então Acesita Energética, hoje Aperam Bioenergia doaram para a APAE através do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência recursos para a construção da sede, a qual foi inaugurada em 09 de agosto de 2006. Até a inauguração da sede própria, a APAE funcionou no ano de 2003 ao ano  2004 na rua Angélica e de 2005 até julho de 2006 na Rua dona Memeca em imóveis alugados.

Além da educação, a Apae-Iamarandiba  iniciou a prestação de serviços de saúde e assistência social, dando origem ao que é hoje o eixo básico de atuação das entidades que integram o Movimento Apaeano, com equipes trans e multidisciplinares trabalhando de forma integral e integrada na defesa de direitos e na prestação de serviços de qualidade às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Fizeram parte da gestão da APAE de Itamarandiba ao longo desses anos a senhora Sibele Adriana de Carvalho Lopes, a Senhora Maria Aparecida Josiana Fernandes, a Professora Socorro Barbosa do Amaral Fernandes e a Professora Elisângela Aparecida de Oliveira Costa.  

 

 

 

Missão

Transformar as vivências da pessoa com deficiência por meio de ações articuladas e de defesa de direitos como caminho de mudança de vida.

 

 

Visão

Ser uma instituição estruturada em assistência social e educação para pessoas com deficiência, com gestão inovadora e sustentável.

 

Valores

  • Amizade
  • Respeito
  • Superação
  • Alegria
  • Conhecimento
  • Compromisso
  • Transparência

 

 

 

 

Mais nesta categoria: « Onde estamos Finalidades »

Quem é a Apae?

"Entidade sem fins lucrativos que visa dar dignidade as pessoas com deficiência".

Procuramos socializar crianças, jovens e adultos, garantindo qualidade de vida.

 

Contatos:

 Itamarandiba-MG

 AV. do Rodeio

 Tel:(38) 3521-1224

 Fax:(38) 3521-1224

 Contato (@) Apaeitamarandiba.org.br

Enviar Mensagem!